Pesquisa personalizada
"Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho." (Mahatma Gandhi)

"Não devemos saciar a nossa sede de liberdade bebendo a taça da amargura e do ódio. Devemos sempre conduzir a nossa luta no mais alto nível de dignidade e disciplina. Não podemos permitir que o nosso protesto degenere em violência física. Vezes sem fim, devemos nos elevar às majestosas alturas para confrontar a força física com a força da alma." (Martin Luther King)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Boas Festas e Feliz 2010!!!



(Clique na imagem para ampliá-la)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Se você pudesse dar um presente às pessoas carentes nesse Natal, qual seria?

Neste Natal, assim como todos os dias do ano, não doaria nenhum bem material. Como? É Natal! Tempo de doar cestas básicas, roupas e brinquedos usados... O maior presente que uma pessoa pode ganhar é o respeito à sua dignidade como ser humano - o que é constantemente negado às "pessoas carentes". Na verdade, trabalharia a carência dos/as que se referem ao mais pobres desta forma, pois a abundância material muitas vezes é acompanhada da pobreza de sentimentos em relação aos outros. Assim, investindo na formação de valores que alimentam e fortalecem o espírito, diminuiria lentamente, mas de forma segura, a dependência dos mais pobres da compaixão natalina superficial de quem possui riqueza material, mas se mantém cotidianamente através da relação de dependência que estabelece com o outro. Aí, sim, teríamos não só um feliz Natal, mas todos os dias mais felizes.

domingo, 29 de março de 2009

TERÇA FEIRA
31 DE MARÇO
17:30 – 19:30 HORAS
VIGÍLIA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
NA ESTAÇAO DA LAPA, SALVADOR/BA

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Encontro discute Violência e Segurança Pública - BA

O JUSPOPULI e as ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS DO ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO, PALESTINA E CALABAR convidam moradores dessas comunidades e outros interessados para o encontro com o objetivo de pensar a VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA nos bairros populares de Salvador.
DIA: 31/01/2009 (SÁBADO)
HORÁRIO: 8h30min às 12h30min
LOCAL: Associação de Moradores do Engenho Velho da Federação - Rua Apolinario Santana, n. 154.
TEMA CENTRAL: "PENSAR CONJUNTO" VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA NAS COMUNIDADES POPULARES DE SALVADOR: (RE) PENSANDO MITOS, ENFRENTANDO DESAFIOS.
EXPOSITORA: DRa. Marília Lomanto Veloso(Dra. em Direito Penal, Membro do Conselho Penitenciario do Estado da Bahia, Profa. da Universidade Estadual de Feira de Santana, Presidente do JUSPOPULI)
Sua presença é fundamental importancia para (re)pensar conjunto um mundo melhor!!!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Evento internacional - BA

SIMPÓSIO INTERNACIONAL FIGURAS DA VIOLÊNCIA MODERNA

Local: Universidade do Estado da Bahia ( UNEB), Salvador, Bahia, Brasil.

Período. 14 e 15 de dezembro de 2009.

Como se apresentam as formas e as expressões da violência, no nosso imaginário contemporâneo? Inúmeros pesquisadores em Ciências Humanas criticam a abundância de imagens de violência às quais a mídia nos submete cotidianamente. Muitos afirmam que a representação de cenários de violência segue uma lógica de mercado, alimentada pela audiência. Em um plano mitológico, o semioticista e romancista canadense Bertrand Gervais analisa a problemática da violência relacionada com o mito de Teseu que mata o monstro Minotauro no labirinto. Vinculada assim à representação de cenas de violência, a figura da violência se estrutura em torno de um eixo semântico de deriva apto a autorizar a descrição de seres marginalizados que, além de terem perdido seus caminhos e suas memórias no labirinto, são levados a praticarem crimes e massacres. Tentando investir a figura mítica da deriva labiríntica de formações sócio-discursivas, que emergem na sociedade neo-liberal, altamente ligada aos apelos incessantes para o consumo ( apelos que foram bastante discutidos no momento da crise econômica atual), buscaremos entender as diferentes representações desses seres marginalizados nas sociedades norte-americanas ( Canadá e Estados-Unidos) e brasileira, dando continuidade à rede de pesquisa desenvolvida há vários anos entre a Universidade do Quebec em Montreal e universidades brasileiras. Como romancista, Bertrand Gervais indica como os excessos do capitalismo norte-americano permite o nascimento de personagens serial killer e suicidas, assim como outros apontam as engrenagens sócio-econômicas que permitem a emergência das gangs de rua ( compostas às vezes de jovens imigrantes), das guerras de motoqueiros, dos itinerantes drogados. No Brasil, além de existir uma arte hiperrealista ( expressa principalmente no cinema e na literatura contemporâneos) abordando a violência cometida pelo estado militar em relação a jovens da classe média classificados como "subversivos", vai se desenvolvendo uma temática relativa às operações de passagem entre a marginalidade das guerrilhas e a marginalidade atual dos traficantes de drogas, organizados nas neo-favelas, que tomaram forma no momento em que foram encarcerados nos mesmos locais. Essa transmissão de "saberes" se exprime de forma emblemática no filme "Quase dois irmãos" ( 2004, produção Brasil/Chile/ França), de Lúcia Murat, que conta com roteirização de Paulo Lins, autor de "Cidade de Deus". Na mesma direção, serão discutidas as imagens verbais e visuais das guerras e genocídios atuais, que brotam da lógica política neo-liberal, trabalhadas por semioticistas da UQAM. Dever-se-á, finalmente, encaminhar os debates sobre os denominadores comuns das representações da violência, buscando-se entender se tais representações refletem os diálogos entre a arte e a sociedade, ou fazem simplesmente parte de uma agenda mundial de espetacularizaçã o que promove a otimização da comercializaçã o de bens culturais.

Enviar resumos de propostas de comunicação para Licia Soares de Souza, até 30 de junho de 2009.

E-mail: liciass@hotmail. com